As válvulas pneumáticas são peças responsáveis pelo funcionamento de diversos sistemas de automação, atuando no controle, direcionamento e manipulação do fluxo de ar comprimido, bem como determinando a pressão e a vazão do ar em veículos e equipamentos.
No mercado, existem vários modelos de válvulas de atuação pneumática, sendo possível destacar a Válvula Manual e a Válvula Pedal como modelos de Engate Rápido que são ligadas a um Regulador para executar tarefas de ação pneumática a partir do ar comprimido, manipulado por meio da Conexão a uma Mangueira própria para esses sistemas.
As principais frentes de atuação pneumática se aproveitam das válvulas para usar gás e ar pressurizado comprimido em uma ampla série de equipamentos industriais e veículos, oferecendo desempenho otimizado e maior segurança na operação desses itens.
Um exemplo bastante comum é o uso da Válvula Pedal em sistemas de freio de caminhões e ônibus, bem como nos sistemas pneumáticos de outros veículos, atuando em conjunto com um Regulador e o Lubrificador quando conectado a Mangueira do veículo para que seja capaz de frear os automóveis quando acionado.
De acordo com as condições do sistema pneumático do veículo, a válvula irá durar bastante tempo sem oferecer qualquer problema. Contudo, quando há a necessidade de fazer sua troca e instalar uma nova válvula, a conversa toma outro rumo.
Confira abaixo quatro dicas para realizar a instalação correta da sua Válvula Pedal:
● Adequação da Válvula Pedal ao Veículo
Para começar a instalação da sua válvula, é preciso adequá-la da maneira correta dentro do sistema pneumático se atentando às entradas e saídas de ar que estão sinalizadas na peça.
Toda entrada que começa com o número 1, é uma entrada responsável por receber o ar no sistema do veículo. Já as saídas são indicadas a partir do número 2, sinalizado acima das mesmas, encarregadas por permitir a liberação do ar do sistema pneumático.
● Alimentação da Válvula
Quando a Válvula Pedal é instalada da maneira adequada, é importante alimentá-la dando partida no carro, caminhão ou ônibus.
Ao dar partida no veículo, você deve observar se há saída de ar nos cabos da entrada 1 do veículo. Em modelos de válvula com duas entradas, primeiro a entrada 1 irá liberar ar, alimentando o sistema de freio traseiro, e depois será a vez da entrada 2, que alimenta o freio dianteiro do veículo.
● Teste do Pedal de Freio
Depois de alimentar a válvula, faça um teste do pedal de freio acionando o freio traseiro do veículo para ver se a saída da válvula libera ar.
É importante que primeiro o freio traseiro seja acionado ao invés do freio dianteiro para que a válvula consiga parar o veículo de maneira segura, sem risco de acidentes ou superaquecimento do sistema pneumático.
● Regulagem do Pedal
Não se esqueça de regular a haste do pedal de freio de forma correta para que o pedal não seja enforcado, nem folgado.
A haste deve segurar a válvula para que os freios funcionem sempre que preciso, sem realizar paradas bruscas ou apresentar falhas após seu acionamento.
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